quinta-feira, 28 de junho de 2007

Fumacense vai a Sergipe dividir conhecimento


Fernando Militão

A fumacense Milena Sartor, acadêmica de administração vai representar a Universidade do Sul Catarinense {Unisul}, no projeto Rondon, que foi criado em 1967 e retomado pelo atual Governo Federal após 15 anos, é uma iniciativa que visa contribuir para a integração de regiões afastadas do país. A Unisul integra um grupo de mais de 100 universidades que fazem parte do projeto.
Em janeiro de 2007 já teve um grupo que realizou atividades no município de Axixá (TO).
Foram selecionados dezoito alunos, que junto com professores, representarão a universidade na Operação Centenária do Projeto Rondon, em julho. A participação envolverá o desenvolvimento de atividades focadas em empreendedorismo e gestão pública nos Estados do Acre, Amapá e Sergipe.

Para cada Estado viajará uma equipe interdisciplinar formada por dois professores e seis alunos, que irão desenvolver atividades propostas no projeto selecionado, incluindo treinamento, planejamento com a equipe, replanejamento e adaptações das ações para a realidade.
Milena que segue para Sergipe no próximo dia 13 foi selecionada num processo seletivo que aconteceu de 23 de maio a 1º de junho, envolvendo 80 alunos dos quais 18 conseguiram através de histórico escolar e entrevistas a chance de compartilhar o conhecimento adquirido na universidade com comunidades carentes do país.

Para Milena essa é uma grande oportunidade de ajudar pessoas que tem potencial, porém falta algum incentivo. “O que vou fazer é tentar passar um pouquinho do meu conhecimento, para tentar despertar o espírito de crescimento nas pessoas”. Salienta Milena que durante 17 dias vai juntamente com o seu grupo coordenar oficinas na periferia do Sergipe. “Não adianta eu ter o conhecimento e não poder dividir com alguém, esse é o nosso principal objetivo, poder plantar uma sementinha na cabeça das pessoas de lá a partir de nossas idéias, para que elas possam sozinhas perceber o valor que a sua cultura tem para a sociedade”, finaliza Milena que destaca ainda que toda a experiência com o projeto futuramente pode ser usada em nossa região e que esse é uma das principais metas do grupo.

Princesa Isabel Realiza Festa junina

Fernando Militão

No último sábado, 23 de junho, A Escola de Educação Básica Princesa Isabel de Morro da Fumaça realizou a sua festa junina, à qual se deu em suas dependências no centro da cidade. A festa que no ano passado foi uma festa somente para alunos, esse ano voltou a ter suas portas abertas para que a sociedade participasse junto à escola. Os professores, a direção e voluntários, vestidos a caráter, ajudaram nas barraquinhas de bebidas, comidas típicas e brincadeiras para todos os presentes.

Os alunos realizaram apresentações artísticas e culturais, além de fazer toda uma campanha de arrecadação das prendas para que a festa pudesse se realizar. A noite ainda contou com apresentações de grupos como o Boi de Mamão, Terno de Reis e a presença muito especial do Grupo Folclórico Dança Açoriana de Criciúma que deu um brilho especial resgatando os valores da etnia.

A direção da escola e a da APP, Associação de Pais e amigos, agradeceram a participação dos alunos, pais e a presença maciça da população no evento. NO fim da noite já não se encontrava mais qualquer tipo de guloseima na s barraquinhas o que comprovou o sucesso, e recompensou o esforço de todos que se engajaram para que o tradicional arraial do “Princesa” não morresse. Os recursos angariados no evento serão utilizados na melhoria da escola.

Campanha de vacinação contra Pólio supera a meta


Fernando Militão

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite encerrou na sexta feira (22).

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, houve cobertura de quase 60% da população-alvo na campanha deste ano em todo o país. Dos 16 milhões de crianças menores de cinco anos que deveriam ser imunizadas 9,5 milhões compareceram aos postos de vacinação. Em Santa Catarina 85 % das cidades conseguiram atingir a meta estabelecida. Já em Morro da Fumaça mais uma vez a meta foi superada, foram 118.11% de crianças de zero a cinco anos vacinadas.

A campanha contou com os oito postos de saúde da cidade e mais três barreiras montadas em locais estratégicos para que todas as crianças tomassem a vacina. Para o secretário de saúde do município, Fernando de Faveri, esse é o retorno de um trabalho que tem sido feito junto a comunidade. “Agradecemos a mídia que está sempre à disposição da secretária e a população em geral que de certa forma trabalha para a saúde dos fumacenses, avisando, levando crianças que nem são seus filhos, enfim, a população está de parabéns”, comenta o secretário que ainda destaca a importância das barreiras montadas que a cada ano recebem mais crianças para tomar a vacina.

A campanha contra a pólio deste ano vem com o slogan Duas gotinhas, eu tomei, e contou com a participação da atriz Heloísa Perissé e de suas filhas, na propaganda veiculada no rádio e na televisão. A segunda etapa de vacinação acontecerá em 25 de agosto.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Valorizar o Comércio é a certeza do Desenvolvimento da Cidade

Fernando Militão

O comércio de Morro da Fumaça possui mais de 150 estabelecimentos comerciais que geram cerca de 1000 empregos direta ou indiretamente. O quadro atual de associados à Câmara de Dirigentes Lojistas fumacanse conta com 85 estabelecimentos, gerando 553 empregos diretos. O segmento logístico na cidade é bem diversificado, são: Lojas de Departamentos, Eletrodomésticos, Eletroeletrônico, Óticas e Foto-Som, Móveis e Decorações, de Vestuários, Tecidos e Calçados, Supermercados, Farmácias e Perfumarias, Concessionárias de Veículos, Autopeças e Acessórios, Materiais de Construção, Combustíveis e Lubrificantes.

Para o proprietário da Relojoaria e Ótica Adriana, Luciano Martins, em Morro da Fumaça o consumidor encontra facilidades que não se comparam as que outros municípios oferecem. “Peço à população que faça uma análise e verifique as vantagens que temos ao comprar no nosso comércio, os preços na maioria das vezes são iguais ou melhores do que você encontra em outros locais”, diz Martins que se mostra preocupado com assunto, já que uma grande parte da população se quer procura na cidade e já se desloca até outra para comprar.

Todos os anos, aproxidamente 150 jovens são formados no segundo grau em Morro da Fumaça, o que é exigido para que se candidate a uma vaga de emprego no comércio. A partir do momento que as pessoas entendem que vale realmente a pena comprar na cidade, essa geração de empregos se torna cada vez maior, por isso a necessidade da população valorizar o comércio local. “Muitos desses jovens nos procuram em busca de emprego, e provavelmente alguma loja do município vai necessitar, o fato é que essas mesmas pessoas acabam por não incentivar o comércio, pois vão até as cidades vizinhas em busca de produtos que você encontra aqui tranquilamente”, comenta Rosane de Souza, gerente da Loja Santo Antonio.

Muito mais que a geração de empregos a valorização do comércio traz desenvolvimento para a cidade. “É toda uma sociedade beneficiada através do movimento econômico do município, não apenas os comerciantes que precisam vender”, avalia Jaison Rocha, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Morro da Fumaça, segundo ele, o incentivo ao comércio local é imprescindível para que a cidade viva momentos melhores. “A conseqüência da revitalização no comércio fumacense, é poder gerar cada vez mais empregos, aumentar a arrecadação do município pois tudo isso vai atingir as camadas que mais necessitam na comunidade”, finaliza Rocha.

Seminário traz dicas para melhorar a agricultura na região


Fernando Militão

A Epagri e Associações de Agricultores de Morro da Fumaça realizaram no último dia 15 de junho o Segundo Seminário de Plantio Direto e Manejo Sustentável do solo na Sociedade Morro da Fumaça Clube, o evento contou com e técnicos da Epagri de toda Santa Catarina, além de agricultores da região.

O encontro nasceu fruto das discussões entre agricultores familiares de Morro da Fumaça, que sentiram a necessidade de trabalhar as ineficiências da agricultura convencional, tendo como questão central o solo e as suas relações com a produção, trabalho e renda, além do envolvimento social das famílias, que têm a terra como seu sustento.
O seminário teve como principal objetivo trazer novos olhares da paisagem agrícola, através das discussões de melhorias no sistema de produção, adequação de práticas de cultivo e equipamentos de trabalho, avaliação da sustentabilidade do sistema, melhorando a relação homem-natureza.

Durante o dia palestras ministradas por engenheiros agrônomos da Epagri de Santa Catarina foram temas de debates entre os agricultores, que puderam expor os problemas encontrados atualmente no solo da região. Plantas de cobertura, manejo da palhada, produção de fumo no sistema de plantio direto, foram os temas da primeira parte do encontro. “O nosso solo está indo embora, temos que conservar as matas, ar e os rios. Para que isso aconteça é necessário que os agricultores saibam como lhe dar com suas plantações sem prejudicar a natureza” diz o eng° agrônomo Leandro do Prado Wildner, pesquisador do Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar da Epagri de Chapecó.

A segunda parte do evento foi dedicada ao uma troca de experiências, com participação especial dos agricultores de Ituporanga e região de Criciúma. Em seguida uma palestra com o eng° agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, finalizou o evento com o tema, Efeitos do Clima na Agricultura e expectativas para a safra 2007/2008.

O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Sartor, falou sobre a importância desse evento em Morro da Fumaça. “Alguns agricultores disseram que o dia aqui hoje seria perca de tempo, engano total, tenho a certeza que cada um que hoje esteve aqui saiu com a visão a fim de melhorar o meio rural em nossa região” disse Sartor feliz com o grande número de participantes no seminário.

A controvérsia do aquecimento Global

Fernando Militão

Para o Climatologista Ronaldo Coutinho a sociedade está vivenciando um rápido aumento nas temperaturas, que em seguida vai entrar em declínio.

Há alguns anos tem sido tema de repercussão mundial o aquecimento global, um aumento da temperatura média na superfície terrestre. Entretanto, o significado deste aumento ainda é o centro de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.

O principal fator externo natural é a variabilidade da radiação solar, que depende dos ciclos solares e do fato de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa, o principal dos sulfatos que sobem até a estratosfera causando depleção da camada de ozônio. Em entrevista exclusiva Coutinho falou um pouco do que pensa sobre o aquecimento global que, muito se ouve falar em um forte calor que logo vai dominar o mundo, mas para alguns estudiosos do assunto o efeito pode ser totalmente o contrário. É o que pensa o climatologista e eng° agrônomo da Climaterra. Para ele a mídia fez com que o aquecimento global fosse o centro das atenções por que lhe convém.

“Tem muita gente que tem opinião contrária do que se fala na imprensa a respeito do aquecimento global, porém, para a mídia isso não vai dar audiência e vai ir de encontro a muitos interesses”. Segundo Coutinho, é muito importante que se observe de onde são coletados esses dados. “A estação que fez o primeiro levantamento alarmante fica ao lado de um exaustor de ar-condicionado, teoricamente a temperatura estaria mais alta. A segunda pesquisa realizada em uma estação no Canadá coletou dados ao lado de muros de concreto que possivelmente aumentam o calor no local. Já em outras pesquisas realizadas em locais abertos uma queda parcial nas temperaturas pode ser notada”, avalia Coutinho que já vem defendendo essa tese em várias palestras.

Em Santa Catarina a Epagri divulgou que em algumas cidades como, por exemplo, São Joaquim o aquecimento global já faz com que os termômetros marquem 3C° a mais. “Se isso tivesse acontecido realmente hoje seria praticamente impossível registrarmos temperaturas negativas, como vem acontecendo neste inverno”, diz Coutinho, salientando que Santa Catarina não existe mudança alguma pelo possível aquecimento. “O que está ocorrendo são mudanças ciclonaturais. Um aquecimento rápido para depois talvez, entrarmos num declínio das temperaturas”.

O climatologista ainda alerta que realmente pode-se entrar em crise ambiental, mas por tudo que a sociedade vem fazendo contra a natureza. “Se vai aumentar ou esfriar é o que nós vamos ver, agora temos que pensar no que queremos para nossos descendentes. Temos que conservar as matas, água e ar fazendo isso podemos combater os mesmos problemas que se tem do dito aquecimento Global”. Coutinho salienta que se precisa urgente de vontade política, pois nada é feito para combater os principais problemas que geram os temores da sociedade. “Dizem que o Brasil é o quarto maior poluidor por causa das queimadas, esse ano vai ser muito seco o que vai gerar mais riscos as nossas matas, mas vê se tem alguém preocupado com isso? Não, ninguém quer deixar de comprar cigarros e de consumir alimentos exageradamente. Isso sim pode e deve causar as mudanças climáticas, portanto, tem que partir da sociedade querer ou não que isso aconteça”, finaliza Coutinho.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Moradores querem segurança na rodovia

Fernando Militão
Muitos são os benefícios, porém a falta de sinalização e de redutores de velocidade, unida com a imprudência de motoristas tem causado acidentes com vitimas fatais na rodovia Gregório Espíndola, a SC-443 que liga Morro da Fumaça a Sangão.
Um sonho de mais de meio século foi realizado em março deste ano. A inauguração do asfalto foi uma obra esperada e conquistada por todos que de alguma forma utilizam a rodovia, já que o trecho diminui cerca de quinze quilômetros a distância entre os municípios da Região Carbonífera e a BR 101 em direção ao norte do Estado.
A luta da população que mora às margens da rodovia, agora é para a instalação de redutores de velocidade. Pois em menos de quatro meses foram dezenas de acidentes, que fizeram quatro vitima fatais. ”Sabemos a importância e o progresso que a mesma proporciona, porém é impossível conviver com tantos acidentes” diz Gilberto Madeira presidente da Comissão de Moradores em Prol da Segurança na Rodovia.
No bairro Naspoline, que é um dos principais locais de fluxo de veículos e pedestres na rodovia, desde o dia 30 de maio os moradores estão em contagem regressiva para o fechamento da rodovia, o prazo é de 30 dias, se as providências básicas não forem tomadas. “Vale destacar que é uma região de área escolar, e os motoristas se quer diminuem a velocidade ao passar em frente à escola”, conta Marlene de Souza que leva e busca seu filho na escola todos os dias. “Os acidentes acontecem, mas poderiam ser evitados se os motoristas tivessem mais cuidado com a própria vida”, finaliza Marlene, que não é a única mãe a fazer o trajeto, são vários pais que todos os dias deixam seus filhos na porta da escola, preocupados com o grande número de veículos que transitam naquela região.
As reivindicações feitas pelos moradores são: Lombada eletrônica e redutores de velocidade nos lugares estratégicos, melhoria no acostamento, drenagem das valas abertas onde se fizer necessário, mais placas de sinalização e faixas de pedestres e uma ciclovia nos trechos urbanos, já que muitos ciclistas pedalam praticamente junto aos carros.
O deputado estadual Manoel Mota, dirigiu uma ementa ao Diretor Geral do DEINFRA, solicitando a instalação de uma lombada eletrônica no trecho que liga Lindeiro ao Bairro Naspoline, no Município de Morro da Fumaça. Segundo o DEINFRA, a pavimentação sempre é concluída antes de instalarem qualquer medida de segurança. Algumas lombadas físicas já estão sendo construídas nos locais de maior movimento.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Educação com muitas vírgulas

Educação é aquilo que minha avó ensinou para minha mãe,minha mãe aprimorou e ensinou a mim, eu adequarei e vou ensinar a meus filhos, e eles ensinaram a seus filhos...A Educação vem de berço, como muitos dizem.

É pedir, por favor, dizer obrigado, pedir licença, desculpar-se, realmente se importar com os outros e consigo mesmo, limpar nossa própria bagunça, ouvir antes de falar, não reparar naquilo que não podemos corrigir, dar mais uma chance para o outro se desculpar, não pegar o que não nos pertence, prestar atenção quando os outros falam, responder quando perguntado, não xingar para não ser xingado, olhar para os dois lados quando atravessamos a rua, dar lugar para o mais velho sentar-se, fazer-se necessário, servir para viver, viver para servir, rezar antes de dormir e lembrar de todos inclusive dos inimigos porque também são nossos irmãos, pedir a Deus mais uma chance para não errar e se errar tentar corrigir, nunca dizer mentiras, mas se não for possível não dizer nada, ser curioso e buscar as respostas, conhecer a si mesmo para conhecer o outro, é saber que todos somos iguais independente do credo,da cor, da raça e do dinheiro, dividir o lanche, brincar um pouco por dia, é dormir a tarde, estudar todo dia um pouco, cumprir suas obrigações antes das diversões, agradecer o presente mesmo que não seja o que você sonhou, ter esperança que amanhã fará sol, e sorrir quando não fizer, acordar depois de um pesadelo e saber que alguém em algum lugar está olhando e orando por nós, segurar a mão do outro quando se está triste, enxugar as lágrimas nossa ou dos outros mesmo quando não fizemos nada derrubá-las.

EDUCAÇÃO é aquilo que os outros vêem em você, é deixar a "porta" aberta para o mundo entrar. O resto... O resto é CIÊNCIA FILOSÓFICA EDUCACIONAL.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Começa a Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil

Fernando Militão

A estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a doença. Cerca de 18 milhões de crianças foram vacinadas. Desde então o sucesso vem se repetindo ano a ano, o que levou à erradicação da doença em território nacional. O último caso de pólio foi registrado em 1989, em Sousa, na Paraíba.

A primeira etapa da Campanha contra a Paralisia Infantil, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 11, em Mina Fluorita. A meta do município é imunizar 100% das crianças menores de cinco anos de idade. A etapa se estenderá até o dia 22. Já o Dia D de Vacinação está marcado para 16 de junho. “Resolvemos iniciar a campanha aqui em Mina Fluorita para mostrar o quanto é importante valorizar a comunidade”, disse o secretário da saúde Fernando de Fáveri, que na oportunidade ainda ressaltou que confia na população e tem certeza que mais uma vez Morro da Fumaça vai atingir a meta de vacinados, ou como tem acontecido nos últimos anos, superar expectativa e ultrapassar os 100% de crianças imunes contra a Pólio.

Para o presidente do conselho municipal de Saúde, Gilberto Madeira, a oportunidade de iniciar a campanha nas localidades mais distantes do município, é a grande prova de que a cidade alcançou o objetivo, de vacinar todas as crianças até cinco anos de idade. “Essa é a primeira manifestação da positividade das campanhas feitas em Morro da Fumaça”. Salientou Madeira, que ainda comentou o fato de que essa deve ser uma grande manifestação. “Vizinhos avisando uns aos outros, e os veículos de comunicação fazendo o trabalho de divulgação é muito importante para que os pais fiquem sabendo e levem as crianças ao posto de saúde mais perto de sua casa”.

Apesar dos altos índices de vacinação alcançados no Brasil, nem todos os municípios conseguem 95% de cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos. Por isso, é importante a mobilização da população em todo o país para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A segunda etapa da campanha deste ano, cujo tema é “Duas gotinhas, eu tomei”, será realizada de 20 a 31 de agosto, sendo que o Dia D acontece no dia 25. No ano passado, nas duas etapas da campanha contra paralisia infantil, Morro da Fumaça atingiu a meta de 100,45%.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

CORPUS CHRISTI - Católicos Celebram Data com Procissão

Fernando Militão
Em Morro da Fumaça nesta quinta-feira, dia 07, membros das pastorais do município, e também de outras localidades, participaram junto à comunidade católica das solenidades de Corpus Christi com a tradicional confecção dos tapetes de rua. Por volta de 6:00 da manha começaram a ornamentação para a procissão que ocorreu na rua 20 de maio, com missa em seguida na igreja matriz.

Neste dia, a festa ao Corpo de Cristo, católicos de todo o mundo saem às ruas em procissão do Santíssimo, convidando todos os cristãos a adoração de Jesus Cristo. Foi desse costume que nasceu a tradição dos tapetes. A inspiração vem de uma antiga tradição belga, do século XIII, iniciada por uma religiosa, posteriormente canonizada como Santa Juliana. A idéia era enfeitar os locais por onde passaria a imagem do Corpo de Cristo. O costume se espalhou e foi mantido até hoje, chegando ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses.

Em morro da Fumaça os tapetes se estenderam por cerca de 500 metros na Rua 20 de Maio. Eles foram decorados com pó de serra, tintas, flores e diversos materiais recicláveis. Cada pastoral ficou responsável por um trecho do percurso, mas no fim todos acabaram se ajudando e formando o enorme tapete para a passagem de Cristo. “É um dia muito especial para nós católicos, a comunidade participando e fazendo a diferença” disse a professora Neuza M. Almeida Sartor, que com muito entusiasmo participa todos os anos da celebração.

Os moradores de Morro da Fumaça contaram ainda com a ajuda de pessoas de outras comunidades, a integrante do Movimento de Irmãos, Elizabete Gabriel, veio de Criciúma e logo cedo já estava ajudando na organização para a procissão. “É um dia tão especial que jamais vai me dar trabalho vir até aqui ou em qualquer localidade. Neste momento buscamos paz e união, e um dia como hoje é perfeito para se buscar”, contou Elizabete, que saiu de sua cidade para prestigiar a celebração na capital do tijolo.

Para o padre Orlando Cechinel, esta é a grande manifestação pública da presença de Cristo na Eucaristia. “São Católicos do Mundo todo, vivendo a presença do Cristo.” Para ele há uma grande necessidade de pedir pela família, doentes e os que sofrem. “Vamos fazer desse, um momento de fé. Fizemos um caminho curto, porém, significativo para aqueles que lutam pela sobrevivência, de nada adianta um longo percurso se não houver a crença na presença de cristo”, finaliza o padre.

Rádio Comunitária NO AR

A rádio comunitária 107.7 de Morro da Fumaça depois de um ano e seis meses fora do ar, volta a operar na cidade com uma liminar concebida pelo Juizado Especial Federal Cível. Localizada em frente à igreja matriz á rádio ainda não tem sua programação definida, mas já conta com programas das 6:00 as 12:00, de segunda a sábado.

Junho: O Mês das Tradicionais Festas Juninas

Fernando Militão
Neste período, praticamente em todo o Brasil, são construídos os chamados arraiais. As Festas Juninas têm por objetivo principal homenagear três santos: Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29. Os lugares onde as festas acontecem são variados. Escolas, ruas, praças e clubes são decorados com bandeirinhas; barraquinhas são montadas e fogueiras de todos os tamanhos ardem para alegrar o ambiente e espantar o frio dessa época. Diferentes quitutes são oferecidos, usualmente comidas típicas, como canjica, pé-de-moleque, pipoca, amendoim torrado e batata-doce. As bebidas mais servidas são o quentão e o vinho quente. O ponto culminante nas Festas Juninas é a dança da quadrilha, oportunidade em que várias danças enchem de graça e alegria o ambiente



XI Junifest realizada em Morro da Fumaça mais uma vez é sucesso de público e atrações




Realizou-se no último final de semana a principal festa junina de Morro da Fumaça. Com quatro escolas e duas entidades beneficentes engajadas na organização do evento a comunidade, que se fez presente nos dois dias de festa, pode mais uma vez conferir o sucesso que a Junifest faz no município.
Apresentações artísticas, quitutes da época, entre outras atrações animaram o grande público que prestigiou o evento, que neste ano teve toda a sua programação desenvolvida no salão paroquial da igreja matriz, o que fez com que atrações e público pudessem se proteger do forte frio que tem feito na região.

A presidente da comissão organizadora, Elizangela Maragno Saccon, acredita que devido ao local ser fechado à comunidade compareceu em maior número. “Talvez este tenha sido o grande diferencial em 2007, pois além de proteger do frio, qualquer possibilidade de chuva que houvesse não acabaria com a festa”, disse Elisangela, que destacou ainda o entusiasmo de todos que se envolveram na organização.

Em Morro da Fumaça, como de costume, a Junifest é o carro chefe para as demais festas típicas realizadas nas escolas do município. Neste sábado quem convida a comunidade para seu arraial são as escolas Olívio Recco de Linha Frasson, que faz sua festa no C.T.G Herança do Velho Pai a partir das 19:00 horas, e em Estação Cocal, a Escola Básica Vitório Búrigo que realiza em suas dependências mais uma agitada festa junina.

Velocidade e Adrenalina No 2° Moto in Fest


Fernando Militão

No último final de semana o Parque de Eventos CTG Recanto da Figueira recebeu mais de duas mil pessoas que prestigiaram os dois dias de diversão e coragem nas pistas montadas no parque.
Durante o evento o público pode conferir grandes atrações como, arrancadão de motos, manobras em uma roda e uma etapa do campeonato brasileiro de som automotivo. No sábado após as primeiras arrancadas as Bandas Scar Reef e Studium 7 animaram a festa. No domingo a diversão foi mesmo às arrancadas de motos, com um show de velocidade e adrelina.
Com a satisfação dos participantes e expectadores, agora é só esperar para o próximo ano, que certamente vem novidades por ai. O próximo evento do e, 2007 no CTG é o 7° Rodeio Crioulo que acontece de 27 a 29 de julho.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Dia dos Namorados: Presentear e Vender

Fernando Militão

Muitas são as datas comemorativas no calendário, mas às vezes algumas pessoas não se dão conta da importância de cada uma delas. O Dia dos Namorados é uma data aguardada por muitos. Beijos e abraços, manifestações de carinho e afeto se intensificam nesse dia. Um presente especial, um telefonema inesperado, um buquê de rosas vermelhas em pleno expediente de trabalho, são manifestações repentinas capazes de fazer o dia de alguma pessoa mais feliz.
O dia 12 de junho simboliza a constante celebração do amor. Não importa quanto tempo tenha o namoro: um mês, dois anos, 20 ou 45 anos de união. O que realmente importa é saber valorizá-lo a cada dia. É conseguir edificá-lo aos poucos com pequenas ações que, quando acumuladas ao longo do tempo, se transformam em alicerce para a vida inteira.
Com tudo isso é natural presentear a pessoa amada nesta data, seja como for, uma data que para os apaixonados jamais é esquecida. Bom para quem compra e recebe melhor ainda para quem vende.
Em morro da Fumaça a expectativa no comércio varejista é de que as vendas aumentem em 3,5 % nessa semana dos namorados em relação ao ano passado. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Morro da Fumaça Jaison Rocha, a expectativa é sempre boa, e a data tem sido cada vez melhor para o comércio. “Além do dia dos namorados ser uma boa data para as vendas, o país está vivendo uma situação econômica melhor neste ano que no ano passado”, completou Rocha, acreditando no aumento das vendas.
O setor de eletro-eletrônicos tem se destacado nos últimos anos. Para o proprietário da loja, Marcos Informática e Computadores, o dia dos namorados com certeza se tornou uma data especial também para o comércio. “A procura, principalmente por celulares fez com que as vendas aumentassem bastante neste ano, e a tendência é que com as novas tecnologias o mercado não pare de crescer e conseqüentemente faturar”, finaliza Marcos com a confiança de que até o dia 12 de junho as vendas melhorem ainda mais. E para aqueles que desejam presentear a pessoa amada e ainda não compraram o presente, neste sábado o comércio fumacense vai estar aberto até as 16:00 horas, sem fechar ao meio dia.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Morro da Fumaça

Morro da Fumaça é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se ao sul do estado, a cerca de 180 km da capital Florianópolis. Faz divisas com Cocal do Sul (ao Norte), Içara (ao Sul), Sangão e Treze de Maio (a Leste) e Criciúma (a Oeste).

Os primeiros habitantes de Morro da Fumaça foram os índios Carijós. Os primeiros europeus a chegarem, por volta do ano 1900, vieram da Bielo-Rússia. Viviam basicamente da produção de suínos. Em 1910, aproximadamente, venderam as terras a italianos. José Cechinel e sua esposa Hermínia Sóligo Cechinel foram os primeiros a fixarem residência no local, sendo considerados os fundadores de Morro da Fumaça. Dia 6 de setembro de 1931 foi instalado o distrito de Morro da Fumaça, pertencente a Urussanga. A emancipação aconteceu em 20 de maio de 1962, tendo como primeiro prefeito eleito o Sr. Jorge Silva.

Boa parte da população é formada por descendentes de italianos, embora haja também uma grande parcela de descendentes de alemães, portugueses e poloneses.

As principais atividades econômicas do município são:Extração mineral (fluorita); Indústrias Cerâmicas, com produção de telhas, tijolos, pisos e azulejos; Indústrias de Confecção e Facção; Agricultura, dominada principalmente pela cultura de arroz e tabaco; Beneficiamento de Arroz.