quarta-feira, 13 de junho de 2007

Educação com muitas vírgulas

Educação é aquilo que minha avó ensinou para minha mãe,minha mãe aprimorou e ensinou a mim, eu adequarei e vou ensinar a meus filhos, e eles ensinaram a seus filhos...A Educação vem de berço, como muitos dizem.

É pedir, por favor, dizer obrigado, pedir licença, desculpar-se, realmente se importar com os outros e consigo mesmo, limpar nossa própria bagunça, ouvir antes de falar, não reparar naquilo que não podemos corrigir, dar mais uma chance para o outro se desculpar, não pegar o que não nos pertence, prestar atenção quando os outros falam, responder quando perguntado, não xingar para não ser xingado, olhar para os dois lados quando atravessamos a rua, dar lugar para o mais velho sentar-se, fazer-se necessário, servir para viver, viver para servir, rezar antes de dormir e lembrar de todos inclusive dos inimigos porque também são nossos irmãos, pedir a Deus mais uma chance para não errar e se errar tentar corrigir, nunca dizer mentiras, mas se não for possível não dizer nada, ser curioso e buscar as respostas, conhecer a si mesmo para conhecer o outro, é saber que todos somos iguais independente do credo,da cor, da raça e do dinheiro, dividir o lanche, brincar um pouco por dia, é dormir a tarde, estudar todo dia um pouco, cumprir suas obrigações antes das diversões, agradecer o presente mesmo que não seja o que você sonhou, ter esperança que amanhã fará sol, e sorrir quando não fizer, acordar depois de um pesadelo e saber que alguém em algum lugar está olhando e orando por nós, segurar a mão do outro quando se está triste, enxugar as lágrimas nossa ou dos outros mesmo quando não fizemos nada derrubá-las.

EDUCAÇÃO é aquilo que os outros vêem em você, é deixar a "porta" aberta para o mundo entrar. O resto... O resto é CIÊNCIA FILOSÓFICA EDUCACIONAL.

Nenhum comentário: