terça-feira, 5 de junho de 2007

Morro da Fumaça

Morro da Fumaça é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se ao sul do estado, a cerca de 180 km da capital Florianópolis. Faz divisas com Cocal do Sul (ao Norte), Içara (ao Sul), Sangão e Treze de Maio (a Leste) e Criciúma (a Oeste).

Os primeiros habitantes de Morro da Fumaça foram os índios Carijós. Os primeiros europeus a chegarem, por volta do ano 1900, vieram da Bielo-Rússia. Viviam basicamente da produção de suínos. Em 1910, aproximadamente, venderam as terras a italianos. José Cechinel e sua esposa Hermínia Sóligo Cechinel foram os primeiros a fixarem residência no local, sendo considerados os fundadores de Morro da Fumaça. Dia 6 de setembro de 1931 foi instalado o distrito de Morro da Fumaça, pertencente a Urussanga. A emancipação aconteceu em 20 de maio de 1962, tendo como primeiro prefeito eleito o Sr. Jorge Silva.

Boa parte da população é formada por descendentes de italianos, embora haja também uma grande parcela de descendentes de alemães, portugueses e poloneses.

As principais atividades econômicas do município são:Extração mineral (fluorita); Indústrias Cerâmicas, com produção de telhas, tijolos, pisos e azulejos; Indústrias de Confecção e Facção; Agricultura, dominada principalmente pela cultura de arroz e tabaco; Beneficiamento de Arroz.

Nenhum comentário: