quinta-feira, 21 de junho de 2007

Seminário traz dicas para melhorar a agricultura na região


Fernando Militão

A Epagri e Associações de Agricultores de Morro da Fumaça realizaram no último dia 15 de junho o Segundo Seminário de Plantio Direto e Manejo Sustentável do solo na Sociedade Morro da Fumaça Clube, o evento contou com e técnicos da Epagri de toda Santa Catarina, além de agricultores da região.

O encontro nasceu fruto das discussões entre agricultores familiares de Morro da Fumaça, que sentiram a necessidade de trabalhar as ineficiências da agricultura convencional, tendo como questão central o solo e as suas relações com a produção, trabalho e renda, além do envolvimento social das famílias, que têm a terra como seu sustento.
O seminário teve como principal objetivo trazer novos olhares da paisagem agrícola, através das discussões de melhorias no sistema de produção, adequação de práticas de cultivo e equipamentos de trabalho, avaliação da sustentabilidade do sistema, melhorando a relação homem-natureza.

Durante o dia palestras ministradas por engenheiros agrônomos da Epagri de Santa Catarina foram temas de debates entre os agricultores, que puderam expor os problemas encontrados atualmente no solo da região. Plantas de cobertura, manejo da palhada, produção de fumo no sistema de plantio direto, foram os temas da primeira parte do encontro. “O nosso solo está indo embora, temos que conservar as matas, ar e os rios. Para que isso aconteça é necessário que os agricultores saibam como lhe dar com suas plantações sem prejudicar a natureza” diz o eng° agrônomo Leandro do Prado Wildner, pesquisador do Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar da Epagri de Chapecó.

A segunda parte do evento foi dedicada ao uma troca de experiências, com participação especial dos agricultores de Ituporanga e região de Criciúma. Em seguida uma palestra com o eng° agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, finalizou o evento com o tema, Efeitos do Clima na Agricultura e expectativas para a safra 2007/2008.

O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Sartor, falou sobre a importância desse evento em Morro da Fumaça. “Alguns agricultores disseram que o dia aqui hoje seria perca de tempo, engano total, tenho a certeza que cada um que hoje esteve aqui saiu com a visão a fim de melhorar o meio rural em nossa região” disse Sartor feliz com o grande número de participantes no seminário.

Nenhum comentário: