terça-feira, 12 de junho de 2007

Começa a Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil

Fernando Militão

A estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a doença. Cerca de 18 milhões de crianças foram vacinadas. Desde então o sucesso vem se repetindo ano a ano, o que levou à erradicação da doença em território nacional. O último caso de pólio foi registrado em 1989, em Sousa, na Paraíba.

A primeira etapa da Campanha contra a Paralisia Infantil, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 11, em Mina Fluorita. A meta do município é imunizar 100% das crianças menores de cinco anos de idade. A etapa se estenderá até o dia 22. Já o Dia D de Vacinação está marcado para 16 de junho. “Resolvemos iniciar a campanha aqui em Mina Fluorita para mostrar o quanto é importante valorizar a comunidade”, disse o secretário da saúde Fernando de Fáveri, que na oportunidade ainda ressaltou que confia na população e tem certeza que mais uma vez Morro da Fumaça vai atingir a meta de vacinados, ou como tem acontecido nos últimos anos, superar expectativa e ultrapassar os 100% de crianças imunes contra a Pólio.

Para o presidente do conselho municipal de Saúde, Gilberto Madeira, a oportunidade de iniciar a campanha nas localidades mais distantes do município, é a grande prova de que a cidade alcançou o objetivo, de vacinar todas as crianças até cinco anos de idade. “Essa é a primeira manifestação da positividade das campanhas feitas em Morro da Fumaça”. Salientou Madeira, que ainda comentou o fato de que essa deve ser uma grande manifestação. “Vizinhos avisando uns aos outros, e os veículos de comunicação fazendo o trabalho de divulgação é muito importante para que os pais fiquem sabendo e levem as crianças ao posto de saúde mais perto de sua casa”.

Apesar dos altos índices de vacinação alcançados no Brasil, nem todos os municípios conseguem 95% de cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos. Por isso, é importante a mobilização da população em todo o país para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A segunda etapa da campanha deste ano, cujo tema é “Duas gotinhas, eu tomei”, será realizada de 20 a 31 de agosto, sendo que o Dia D acontece no dia 25. No ano passado, nas duas etapas da campanha contra paralisia infantil, Morro da Fumaça atingiu a meta de 100,45%.

Nenhum comentário: