quinta-feira, 28 de junho de 2007

Fumacense vai a Sergipe dividir conhecimento


Fernando Militão

A fumacense Milena Sartor, acadêmica de administração vai representar a Universidade do Sul Catarinense {Unisul}, no projeto Rondon, que foi criado em 1967 e retomado pelo atual Governo Federal após 15 anos, é uma iniciativa que visa contribuir para a integração de regiões afastadas do país. A Unisul integra um grupo de mais de 100 universidades que fazem parte do projeto.
Em janeiro de 2007 já teve um grupo que realizou atividades no município de Axixá (TO).
Foram selecionados dezoito alunos, que junto com professores, representarão a universidade na Operação Centenária do Projeto Rondon, em julho. A participação envolverá o desenvolvimento de atividades focadas em empreendedorismo e gestão pública nos Estados do Acre, Amapá e Sergipe.

Para cada Estado viajará uma equipe interdisciplinar formada por dois professores e seis alunos, que irão desenvolver atividades propostas no projeto selecionado, incluindo treinamento, planejamento com a equipe, replanejamento e adaptações das ações para a realidade.
Milena que segue para Sergipe no próximo dia 13 foi selecionada num processo seletivo que aconteceu de 23 de maio a 1º de junho, envolvendo 80 alunos dos quais 18 conseguiram através de histórico escolar e entrevistas a chance de compartilhar o conhecimento adquirido na universidade com comunidades carentes do país.

Para Milena essa é uma grande oportunidade de ajudar pessoas que tem potencial, porém falta algum incentivo. “O que vou fazer é tentar passar um pouquinho do meu conhecimento, para tentar despertar o espírito de crescimento nas pessoas”. Salienta Milena que durante 17 dias vai juntamente com o seu grupo coordenar oficinas na periferia do Sergipe. “Não adianta eu ter o conhecimento e não poder dividir com alguém, esse é o nosso principal objetivo, poder plantar uma sementinha na cabeça das pessoas de lá a partir de nossas idéias, para que elas possam sozinhas perceber o valor que a sua cultura tem para a sociedade”, finaliza Milena que destaca ainda que toda a experiência com o projeto futuramente pode ser usada em nossa região e que esse é uma das principais metas do grupo.

Nenhum comentário: