quinta-feira, 21 de junho de 2007

Valorizar o Comércio é a certeza do Desenvolvimento da Cidade

Fernando Militão

O comércio de Morro da Fumaça possui mais de 150 estabelecimentos comerciais que geram cerca de 1000 empregos direta ou indiretamente. O quadro atual de associados à Câmara de Dirigentes Lojistas fumacanse conta com 85 estabelecimentos, gerando 553 empregos diretos. O segmento logístico na cidade é bem diversificado, são: Lojas de Departamentos, Eletrodomésticos, Eletroeletrônico, Óticas e Foto-Som, Móveis e Decorações, de Vestuários, Tecidos e Calçados, Supermercados, Farmácias e Perfumarias, Concessionárias de Veículos, Autopeças e Acessórios, Materiais de Construção, Combustíveis e Lubrificantes.

Para o proprietário da Relojoaria e Ótica Adriana, Luciano Martins, em Morro da Fumaça o consumidor encontra facilidades que não se comparam as que outros municípios oferecem. “Peço à população que faça uma análise e verifique as vantagens que temos ao comprar no nosso comércio, os preços na maioria das vezes são iguais ou melhores do que você encontra em outros locais”, diz Martins que se mostra preocupado com assunto, já que uma grande parte da população se quer procura na cidade e já se desloca até outra para comprar.

Todos os anos, aproxidamente 150 jovens são formados no segundo grau em Morro da Fumaça, o que é exigido para que se candidate a uma vaga de emprego no comércio. A partir do momento que as pessoas entendem que vale realmente a pena comprar na cidade, essa geração de empregos se torna cada vez maior, por isso a necessidade da população valorizar o comércio local. “Muitos desses jovens nos procuram em busca de emprego, e provavelmente alguma loja do município vai necessitar, o fato é que essas mesmas pessoas acabam por não incentivar o comércio, pois vão até as cidades vizinhas em busca de produtos que você encontra aqui tranquilamente”, comenta Rosane de Souza, gerente da Loja Santo Antonio.

Muito mais que a geração de empregos a valorização do comércio traz desenvolvimento para a cidade. “É toda uma sociedade beneficiada através do movimento econômico do município, não apenas os comerciantes que precisam vender”, avalia Jaison Rocha, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Morro da Fumaça, segundo ele, o incentivo ao comércio local é imprescindível para que a cidade viva momentos melhores. “A conseqüência da revitalização no comércio fumacense, é poder gerar cada vez mais empregos, aumentar a arrecadação do município pois tudo isso vai atingir as camadas que mais necessitam na comunidade”, finaliza Rocha.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom teu texto Fernando, e concordo realmente, o comércio precisa de incentivo da população.